2000 anos de História!
VISITA AO PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL DE S. JOÃO DE AREIAS
No dia 19 de Agosto de 2012, pelas 17 horas, vai realizar-se uma visita ao património histórico-cultural de S. João de Areias. Iniciar-se-á junto à capela de S. Sebastião e seguirá em direcção à Igreja Matriz, rua da Igreja, pelourinho, capela de Santo Cristo, rua do Quebra-Costas (5 de Outubro) e terminará na capela de S. Pedro.
A visita é organizada pela Paróquia de S. João de Areias (Padre Pedro Leitão) e pela ACAPECA (Cultura) e será guiada pelo Dr. António Nunes da Costa Neves, autor do livro “Igreja Matriz e capelas da freguesia de S. João de Areias”, um estudioso apaixonado pela história da sua freguesia e do seu concelho, que pretende que esta visita seja um “momento de encontro de pessoas que gostam de conhecer a história de S. João de Areias, mas também um momento de partilha, uma vez que todos nós aqui viventes temos «a nossa história» para contar”.
Quais serão os vestígios mais antigos que se conhecem do povoamento de S. João de Areias? Terão andado por aqui os romanos? Quem era o feiticeiro de S. João de Areias visitado pela rainha Dona Leonor Teles? Qual o significado das “covas dos mouros” tão abundantes na nossa freguesia? Como se originou, segundo a lenda, o nome de S. João de Areias? Quando foi construída a nossa bela Igreja Matriz? Quem terá mandado entalhar e em que época os seus majestosos altares? Quem terá mandado construir a casa das Armas Reais e qual o significado do seu brasão? Por que se erigiu um pelourinho no centro de S. João de Areias? Será a capela de Santo Cristo pública ou privada? Desde quando se faz feira em S. João de Areias? Que histórias escondem as duas capelas que se situam no início e no fim da vila?
O património é vasto e, naturalmente, muitas são as questões que poderão ser colocadas! Vamos, no dia 19 de Agosto, viajar no tempo e ficar mais esclarecidos sobre a história de S. João de Areias. Só conhecendo o património da nossa terra o poderemos defender e valorizar. Não falte!
A organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário